topo
linha2

Fotogaleria

 

» Home » Crónicas e Artigos » Rui Pedro Ávila » A Pousada de Juventude do Pico impõe-se naturalmente

 

A Pousada de Juventude do Pico impõe-se naturalmente

 

Lagoa Caiado - 13 de Janeiro 2014

As últimas notícias dadas a conhecer, em diversos jornais açorianos de hoje, sobre a procura deste nicho de alojamento turístico nos Açores não deixa qualquer dúvida: “As pousadas de juventude dos Açores acolheram mais de 28 mil hóspedes no ano passado, dos quais 40% eram estrangeiros, sendo que os alojamentos mais procurados localizaram-se nas ilhas do Pico e S. Jorge.”

Pousada de Juventude do Pico

Mas é de realçar que segundo os mesmos jornais se explicita que: "Relativamente às dormidas que tivemos foram praticamente as mesmas de 2013. Mais precisamente 28.196 dormidas. Houve crescimentos efetivos na pousada de juventude do Pico e S. Jorge”, afirmou à Lusa Sérgio Cabral, presidente do Conselho de Administração das Pousadas de Juventude dos Açores.
Em boa hora o Governo dos Açores, então liderado por Carlos César, optou por este empreendimento na vila de São Roque, dando um fim digno ao “abandonado” Convento de S. Pedro de Alcântara, decisão essa sempre envolvida em polémicas, quantas delas estéreis, por parte de quem só parece gostar de criticar sem nada construir.
Tive a felicidade de, como Provedor da Santa Casa, em 18 de Setembro de 2008, participar no ato de inauguração deste empreendimento e aqui deixo, para memória futura, algumas das palavras de Carlos César, Presidente do Governo, então proferidas: ““Hoje, reconstruído e reconduzido à sua estética e simplicidade iniciais, adaptado aos novos tempos e cumprindo as modernas regras de segurança e acessibilidade, a sua reabertura ao serviço da comunidade é simultaneamente uma homenagem à juventude açoriana, que será a sua principal destinatária, e ao Povo do Pico, que nos legou este precioso testemunho de arquitectura conventual. Com efeito, a adaptação do Convento de São Pedro de Alcântara a unidade de turismo juvenil ultrapassa a mera reabilitação de uma das edificações de maior simbolismo religioso, social e cultural do concelho de São Roque do Pico. A sua requalificação dota a ilha de uma estrutura moderna que, pela tipologia dos alojamentos, pelo desenho das áreas sociais e de apoio, e pelos requisitos funcionais de conforto e segurança, permitirá aos seus utilizadores uma experiência de qualidade, aliando o passado histórico deste lugar e o seu enquadramento paisagístico ímpar à modernidade das soluções arquitectónicas (…) é com muita satisfação que hoje inauguramos esta Pousada de Juventude do Pico, que surgiu na sequência de um protocolo assinado entre o Governo e a Santa Casa da Misericórdia de São Roque, cuja colaboração foi essencial à concretização deste projecto. Esta Pousada, que envolveu um investimento de cerca de 1,2 milhões de euros, disponibiliza 46 camas, distribuídas por quatro quartos duplos, com casa de banho, e 10 quartos múltiplos. Esta unidade de turismo juvenil conta, ainda, com sala de convívio, uma sala multiusos, bar, esplanada, refeitório, cozinha e lavandaria, além de ainda vir a possuir parque de estacionamento e disponibilizar acesso à Internet.” (fim de citação)

Inauguração da Pousada de Juventude do Pico - 18 de Setembro de 2008

Felizmente passou esse tempo sobre as “discórdias” sobre o fim que foi dado ao Convento franciscano da vila de São Roque e o empreendimento turístico que dali surgiu é agora um ponto aglutinador da juventude nacional e estrangeira, e não só juventude, e é ver-se como quase todo o ano, mas principalmente a partir da Páscoa aquela peculiar unidade de alojamento turístico do Pico agrega uma massa humana descomprometida, antes trazendo um colorido e descontração juvenil – no trajar e na mochila obrigatória que transportam – às ruas da marginal desde o Porto de passageiros até ao Convento e depois extravasando por toda a vila e pelas restantes freguesias da ilha até à Montanha… Sim a montanha é um apelo primordial para quem busca aventura e emoções fortes…

Também aqui, o número de subidas em 2013 foi também recorde e cada vez mais se poderá pensar que, noutros lugares ilhéus como no El Teide (3.718m. de altitude)em Tenerife (ilhas Canárias), outras formas de escalada (subida em teleférico) lá levaram um outro nicho de turismo – turismo sénior – e muito amigo do ambiente…

Teleférico em El Teide

Polémica à parte (bem sabemos no que nos estamos a meter) não será de se equacionar esta outra vertente de escalada à montanha, alterando se necessário fosse, a legislação e enquadramento ambiental no quadro das classificações ambientais da União Europeia? É que o El Teide também está integrado num Parque Natural (paisagem protegida)…

Sugerir não perturba; pensar no futuro é salutar; ser criticado é natural. Eu já andei de teleférico em tantas partes do mundo e só sei que é agradável, calmante, relaxante e quase “silencioso”…

El Teide - Tenerife, Canárias - 3718m de altitude

Queremos ouvir a sua opinião, sugestões ou dúvidas:

info@adiaspora.com

  Voltar para Crónicas e Artigos

bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007